Execução
do planejamento:
execução,
observação e registro:
Na
elaboração e execução do projeto, tivemos a oportunidade de observar o
envolvimento dos alunos nesta atividade, desde o momento em que foi proposto
até a apresentação final dos textos criados pelos alunos. Nossos alunos
conhecem um pouco sobre informática, quem não sabia deu suporte ao outro,na
produção da escrita cada eles tem muito mais facilidade sendo de dupla, então
percebemos que vale a pena propor aos nossos alunos atividades diferenciadas,
pois todos tem essa capacidade de interar do assunto e até mesmo trocar
experiências com seus colegas........
O objetivo proposto foi alcançado os alunos aprenderam que existem diferentes
tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles e
refletiram sobre as poluições do solo causadas pelo homem em nossa localidade e
nossas atitudes para preservar o solo.
O Desenvolvimento aconteceu com uma
introdução do tema através de uma conversa informal onde os alunos falaram o que sabiam
sobre o solo.
Foi falado sobre a importância do solo para aos alunos pois ele e a base sustentável da vida dele vem todo o nosso sustento.Discutimos sobre questões como manejo do solo, a importância que o solo tem para nossa vida. Após ouvir a opinião dos alunos, foi apresentada a reportagem, onde eles perceberam ainda mais a importância que o solo tem na vida do ser humano.
Foi falado sobre a importância do solo para aos alunos pois ele e a base sustentável da vida dele vem todo o nosso sustento.Discutimos sobre questões como manejo do solo, a importância que o solo tem para nossa vida. Após ouvir a opinião dos alunos, foi apresentada a reportagem, onde eles perceberam ainda mais a importância que o solo tem na vida do ser humano.
Os alunos pesquisaram tirinhas
relacionadas com a poluição do solo,selecionaram onde fizeram comentários
relacionados as atitudes humanas que degradam cada vez mais o solo.
Com a Experiência simples que os alunos trouxeram amostras de solo para analise
em sala, eles constataram as diferenças de solo.Cada dupla fez suas anotações,
comparando as seguintes características das terras:- Cor (diferença entre os
tons – avermelhados, pretos, marrons claros e escuros, amarelados -
Consistência (observar se as terras estão mais úmidas ou mais secas, mais ou
menos porosa);- Eles observaram as amostras existentes e fizeram comparações.Os
alunos produziram textos com as comparações e sobre seus conhecimentos sobre
solo.Escolhemos um:
Alunas:Ingrid
e Suzana
O solo é muito importante em nossa
vida,pois dele vem todo nosso sustento,e onde construímos nossas casas,onde
plantamos,e onde as plantas se desenvolvem.Pena que o homem esteja acabando
cada vez mais com o solo,esgotando seus nutrientes.O solo fértil e rico em
nutrientes por isso é mais escuro,tem muito húmus. O solo infértil falta
nutrientes.
Comparando as
amostras tem:Solo rochoso forte formado de rochã-mãe,solo arenoso pura areia,solo
fértil rico em húmus ,escuro e o ,pobre em húmus mais claro e argiloso e mais
fino sua constituição.
Tirinha
escolhida:Pedro Henrique e Cilmar.
Tirinha:Ingrid
e Suzana
Os Recursos utilizados foram:
- Três
amostras de solo: areia, argila e húmus.
- Papel
ofício, lápis.
- Uso do
computador para visualizarem a reportagem e pesquisa das tirinhas.
A Avaliação aconteceu a todo momento,através dos comentários percebemos o nível de compreensão dos alunos a
cerca do tema,pela curiosidade na pesquisa da tirinha ficou evidente o interesse
pelo assunto e foi construído um novo conhecimento sobre o solo,o texto foi o
resultado do que aprenderam do que eles assimilaram sobre essa aula. Com isso
eles vão crescendo cada vez mais sua consciência ecológica e vão adquirindo
consciência de preservação do solo.
Bibliografia:
Livro:Ciências Naturais – 6º ano
Internet pesquisa livre de tirinhas
relacionadas ao solo ou a natureza contextualizando solo.
Reportagem:http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3358903-EI8139,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário