Sejam bem vindos ao blog da Professora de História - Mírian

sábado, 5 de maio de 2012

Atividade 2.8


Execução do planejamento:
execução, observação e registro:
Na elaboração e execução do projeto, tivemos a oportunidade de observar o envolvimento dos alunos nesta atividade, desde o momento em que foi proposto até a apresentação final dos textos criados pelos alunos. Nossos alunos conhecem um pouco sobre informática, quem não sabia deu suporte ao outro,na produção da escrita cada eles tem muito mais facilidade sendo de dupla, então percebemos que vale a pena propor aos nossos alunos atividades diferenciadas, pois todos tem essa capacidade de interar do assunto e até mesmo trocar experiências com seus colegas........



O objetivo proposto foi alcançado os alunos aprenderam que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles e refletiram sobre as poluições do solo causadas pelo homem em nossa localidade e nossas atitudes para preservar o solo.
    O Desenvolvimento aconteceu com uma introdução do tema através de uma conversa informal onde os alunos falaram o que sabiam sobre o solo.
Foi falado sobre a importância do solo para aos alunos pois ele e a base sustentável da vida dele vem todo o nosso sustento.Discutimos sobre questões como manejo do solo, a importância que o solo tem para nossa vida. Após ouvir a opinião dos alunos, foi apresentada a reportagem, onde eles perceberam ainda mais a importância que o solo tem na vida do ser humano.
      Os alunos pesquisaram tirinhas relacionadas com a poluição do solo,selecionaram onde fizeram comentários relacionados as atitudes humanas que degradam cada vez mais o solo.
Com a Experiência simples que os  alunos trouxeram amostras de solo para analise em sala, eles constataram as diferenças de solo.Cada dupla fez suas anotações, comparando as seguintes características das terras:- Cor (diferença entre os tons – avermelhados, pretos, marrons claros e escuros, amarelados - Consistência (observar se as terras estão mais úmidas ou mais secas, mais ou menos porosa);- Eles observaram as amostras existentes e fizeram comparações.Os alunos produziram textos com as comparações e sobre seus conhecimentos sobre solo.Escolhemos um:

Alunas:Ingrid e Suzana
      O solo é muito importante em nossa vida,pois dele vem todo nosso sustento,e onde construímos nossas casas,onde plantamos,e onde as plantas se desenvolvem.Pena que o homem esteja acabando cada vez mais com o solo,esgotando seus nutrientes.O solo fértil e rico em nutrientes por isso é mais escuro,tem muito húmus. O solo infértil falta nutrientes.
Comparando as amostras tem:Solo rochoso forte formado de rochã-mãe,solo arenoso pura areia,solo fértil rico em húmus ,escuro e o ,pobre em húmus mais claro e argiloso e mais fino sua constituição.




Tirinha escolhida:Pedro Henrique e Cilmar.

Tirinha:Ingrid e Suzana

Os Recursos utilizados foram:
- Três amostras de solo: areia, argila e húmus.
- Papel ofício, lápis.
- Uso do computador para visualizarem a reportagem e pesquisa das tirinhas.
      A Avaliação aconteceu a todo momento,através dos comentários percebemos o nível de compreensão dos alunos a cerca do tema,pela curiosidade na pesquisa da tirinha ficou evidente o interesse pelo assunto e foi construído um novo conhecimento sobre o solo,o texto foi o resultado do que aprenderam do que eles assimilaram sobre essa aula. Com isso eles vão crescendo cada vez mais sua consciência ecológica e vão adquirindo consciência de preservação do solo.

Bibliografia:
Livro:Ciências Naturais – 6º ano
Internet pesquisa livre de tirinhas relacionadas ao solo ou a natureza contextualizando solo.
Reportagem:http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3358903-EI8139,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário