Sejam bem vindos ao blog da Professora de História - Mírian

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Atividade 4.1


Conhecendo objetos em multimídia
Para Refletir


    O trabalho do professor Lucas com o bloco “O Passo” nos inspira especialmente no âmbito escolar, o trabalho utilizando a tecnologia. A informática tem mudado muito a forma de nos relacionarmos com o conhecimento. Desde que as novas tecnologias dos meios de comunicação foram incluídas no sistema educativo nas escolas, as mesmas se converteram em uma alternativa não só para incrementar os materiais e ferramentas já existentes, mas também para melhorar a qualidade de ensino, através de diferentes atividades que permitam a interação entre alunos e professores. Esse trabalho do professor é muito interessante, ele nos dá ideias para trabalharmos em sala de aula, pois ele idealizou seu projeto pelas dificuldades encontradas ao trabalhar em sua área que é educação musical. Ele sentiu a necessidade de fazer com que seus alunos pudessem aprender as coisas mais complexas, na sua visão, como ritmo e som começando com as coisas mais simples, que nesse caso seria a palma e a voz, o que conseguiu com sucesso. No seu trabalho houve um envolvimento de pessoas diferentes, de áreas diferentes fazendo assim uma conexão corpo, mente e indivíduos. Trabalhando com nossos alunos, também podemos criar formas de aprendizagem que visem um progresso contínuo. A princípio podemos, assim como o Profº Lucas, identificar as dificuldades dos nossos alunos e a partir daí então construir conhecimento a partir do que eles sabem e do que são capazes de fazer, utilizando os recursos das novas tecnologias. Sabemos que cada aluno, tem experiências e conhecimentos diferentes no que se refere as tecnologias, existe uma diversidade de estágios. Mas ao trabalharmos como grupo, há a possibilidade de trocas de experiências que é muito oportuno para o aprendizado deles, isso deve ser levado em consideração ao elaborarmos nossas estratégias, na elaboração de projetos assim como fez o professor Lucas que obteve bons resultados.
   O computador é considerado como um dos avanços da tecnologia mais importante do milênio e é também uma ferramenta de trabalho que hoje em dia tem maior acessibilidade nas escolas. Com ajuda dos computadores os alunos podem participar de atividades que necessitam da interação de todos. O computador auxilia o aluno em várias situações, ele possibilita a visualização de CDs multimídias, livros interativos, construção de textos em editores por meio de diversos softwares educativos direcionados ao apoio no processo de alfabetização, entre muitas outras. O uso da tecnologia na educação tem como objetivo buscar a promoção da aprendizagem e desenvolver habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento.
   Está comprovado que na realização de atividades, os alunos codificam a informação segundo as experiências que tem cada um como indivíduo, claro que se deve tomar em conta, a base que o professor dá para chegar a um determinado objetivo na hora de fazer uma atividade, mas também se deve ressaltar que ao momento da troca de ideias e opiniões entre os alunos após uma atividade, pode até resultar enriquecedora a divergência de opiniões e experiências para o aprendizado de determinado assunto.
  É possível que a turma possa obter a mesma informação teórica oferecida pelo professor, mas no momento de codificar a informação pode variar, já que o aluno como individuo pode dar mais relevância a determinadas partes da informação, que o resto dos alunos. O mesmo acontece quando se trata de atividades nas quais o aluno tem que interagir com outros alunos da sala.
        O vídeo a seguir é uma reflexão sobre o uso das tecnologias na educação:

Estamos preparados?

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário