II Feira de Ciências
EMMBC“Não se pode esperar resultados diferentes fazendo as coisas da
mesma forma,mude…”
Albert
Einstein
6º ano “A” Que mundo você quer?-Futuro
Tão importante quanto semear
flores é
semear idéias.Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do Planeta.Você vai estar contribuindo para o
florescimento de uma ótima causa.” Deivison Calvacante
6º ano “B” Biodiversidade - Vida
“A
natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da Terra.Dentro da pelagem
desse tapete vive todos os animais respeitosamente.Nenhum o estraga,nenhum
o rói,exceto o homem.” Monteiro
Lobato
7º ano Destino do planeta:Floresta ou Deserto
“Se
você
tem metas para 1 ano.Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos.Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos então preserve o Meio Ambiente!
8º ano “A”Mudança de hábito;Corpo, forma e saúde
“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o
dinheiro para recuperar a saúde.Por pensararem ansiosamente no
futuro,esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente
nem no futuro,vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem
vivido…Pense nisso,cuide de sua saúde,cuide-se!” Buda
8º ano “B” Alimente-se bem!
“Para a saúde da mente e do corpo,os homens deveriam enxergar com seus próprios olhos,falar sem megafone,caminhar sobre
seus próprios pés em vez de andar sobre rodas,trabalhar e lutar com seus
próprios braços sem artefatos ou máquinas.E sobretudo ALIMENTAR-SE BEM!”
John Ruskin
9º ano Ciência X Realidade
O
potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais
grandioso.Estamos todos nele juntos.SOMOS UM.”
Helena Blavatski “Para
ter sucesso neste mundo é preciso ser louco ou ser sábio.” Faça sua escolha!
Barão de Montesquieu
II Feira de
Ciências
“A Ciência nos traz
conhecimento,a vida,sabedoria.”
Will Durant
Sejam
bem vindos!
Mesa
com trabalhos : Lixoarte:recicle seus conceitos
Exposição de trabalhos dos alunos:
Ilusão de óptica
Preservar é inteligente,preserve para o seu futuro!
Período:Terceiro Bimestre Objetivos,planejamento geral e desenvolvimento:
Conscientizar
os alunos da importância das questões de: Preservação,Preservar nosso planeta,Reciclagem,Biodiversidade, Destino do
planeta,Mudança de hábito,Corpo, forma e saúde, Alimentação e Ciência X
Realidade.Hoje vivemos
em um mundo Globalizado cheio de mudanças, devemos
sempre estar nos informando,estudando a cerca de tudo e todos os conhecimentos.Ciências é realidade ,é vida, por isso demonstra que o conhecimento está na mais
simples ação do dia a dia.Devemos pensar que para contrução de um mundo melhor,cabe a cada um fazer um pouco,esse pouco
a sua parte é que vai fazer diferença.Mude seus conceitos... Pois a Ciência busca aproximarmos da nossa realidade,dos fenômenos que ocorrem na natureza revelando que nós fazemos parte deles pois temos o poder de analisar e fazer
modificações.
Fase
1 - Conversa da professora de Ciências
com os alunos e professores do 6° ano ao
9° ano.
·
Conversas informais sobre
toda a organização da Feira.
·
Discussão sobre os temas de cada sala:
·
Discussão dos trabalhos a
serem realizados extra sala e apresentados no dia da Feira, murais ,cartazes de
divulgação, convites , cartão de recepção , camisetas, experiências
mural,banner,clipes e apresentações de um desfile Reciclável e de uma música
ginástica e salas de exposições de experiências.
·
Divisão de tarefas para alunos de acordo com o tema de cada
sala.
·
Reunião com todos os
professores do 6° ao 9° ano para que a Feira seja um trabalho interdisciplinar.
Fase
2 - Realização das atividades de
pesquisa: Realização dos trabalhos pelos alunos.
·
Pesquisa de frases e
imagens para a camiseta. Confecção da camiseta da feira.
·
Escolha da frase para o banner, da logomarca da Feira.
·
Pesquisa sobre os temas abordados de cada turma.
·
Trabalhos de construção das maquetes.
·
Pesquisa das Experiências
a serem apresentadas.
·
Pesquisa e escolhas da frase do mural de cada turma.
·
Confecção e montagem dos murais.
·
Confecção de: convites ,
cartazes para divulgação da Feira e
cartão de recepção.
·
Fotos e filmagem para o clipe.
·
Ensaios das apresentações.
·
Testes de receitas, chás e sucos para serem servidos no dia da
Feira.
·
Confecção das maquetes, cidade sustentável, da fazendinha, do
Cerrado , da floresta de árvores nativas e da pirâmide
alimentar,Mundo:Lixão,Reciclável,Sustentável e Ecológico.
·
Confecção do segundo livro de receitas da ferira de
Ciências,pelos alunos do oitavo ano.
. Fase
3 – Sistematização e apresentação dos resultados:Exposição e apresentação dos trabalhos dos alunos, a Feira de
Ciências.
Hoje em
dia,estamos vivendo consequências dos
atos humanos:aquecimento global,mudanças climáticas descontroladas tudo isso gerado pela pela destruição do nosso planeta,da natureza.Há caminhos para ajudar nosso planeta melhorar,aqui hoje
estamos apresentando algumas delas.Por exemplo um grande problema ambiental
LIXO o que fazer com tanto lixo gerado pela população?Trabalhar com o que chamamos de LIXO ,os 3 “RS”
REDUZIR,REUTILIZAR E RECICLAR E por onde começar ?
Reciclando
seus conceitos por isso montamos um DESFILE DE MODA RECICLAVEL, criação da aluna Skarllat e seus colegas Sandra e Vitor.Pensando no
nosso futuro e das próximas gerações vamos assistir ao ECOFASHION 2011 pelos aos alunos responsáveis pelo produção ,invenção das peças
Skarllat,Sandra e Vitor na passarela... ambos vestindo modelos recicláveis de própria
autoria.Skarllat veste um lindo vestido de jornal,Sandra veste um vestido de
embalagens variadas e Vitor bermuda e blusa confeccionados com saco de lixo.
Dando sequência passo a palvra a aluna Skarllat criadora dos modelos.1 – Caio e Luis Henrique2 – Alice e Malhu3 – Amanda e Laura4 – Normanda e Daiana5 – Maria Fernanda e Cici6 – Edinara e Andressa7 – Thiago e Gabriel8 – Sandra e Vitor
Depois do desfile:
Quem é que não quer viver bem e por muitos
anos? Todos nós ,mas para isso devemos começar a trabalhar com o corpo
desde já,comendo de 3 em 3 horas, fazendo uma alimentação balanceada e
equilibrada,bebendo bastante água e fazendo atividade física. Apresentação de ginástica com as alunas do 8º ano “B” e 9º ano.
Clip
dos alunos dos melhores momentos da preparação da feira.
Logo após o clipe:·
Abertura das salas para visita, apresentação das experiências e dos trabalhos realizados
pelos alunos de acordo com cada tema de cada sala.
·
Encerramento da feira com sorteio doa pratos feitos pelos alunos
do livro de receitas.
Fase
4 – Avaliação da Feira de Ciências.
Desde o início há avaliação
constante dos alunos,sua participação, seu envolvimento com o projeto,suas
pesquisas realizadas no decorrer do desenvolvimento,a conclusão de cada
etapa,de cada trabalho previsto pois a Feira ocupa todo um bimestre de preparação
e realização dos trabalhos.Por tanto ele é avaliado antes,durante e depois com
uma auto-avaliação dos resultados.
Recursos:
*Lixo – reciclagem.*Pesquisas na internet para
desenvolvimento dos trabalhos.*Uso das tecnologias para
confeccionar,cartazes,crachás,textos,cartões ,convites e clipes.*Divulgação da Feira pelos
alunos nas redes sociais,internet.*Montagem do livro de
Receitas em documentos Word e imagens da internet.*Clipe – PowerPoint.
Nenhum comentário:
Postar um comentário