Conceito de currículo e o processo de integração de
tecnologias ao currículo
No projeto que desenvolvemos, foi trabalhado o
conteúdo da disciplina Ciências, trabalhamos em cima dos conceitos, atitudes e
procedimentos pertinentes ao currículo de cada série. Utilizamos também os
conteúdos ligados às tecnologias, que não faz parte do currículo. Penso que
isso acontece porque as novas tecnologias ainda estão se inserindo no ambiente
escolar, um número considerável de profissionais da educação sequer tem noções
básicas sobre estas, o que as leva a um segundo plano. Mas apesar dessa
resistência as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As redes,
principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na
educação. Aí fica a critério do professor, se usa ou não esta ferramenta como
um instrumento de trabalho.
Desta vez os alunos tiveram a oportunidade de fazerem várias
pesquisas na Internet como: Pesquisa das Experiências a serem apresentadas, das
escolhas da frase do mural de cada turma, sobre os temas abordados de cada
turma, de frases e imagens para a camiseta, também fizeram a Confecção de: convites, cartazes para
divulgação da Feira e cartão de recepção, além de várias outras atividades
online.
Vale ressaltar que as atividades deixaram os alunos bastante eufóricos e
entusiasmados. Observa-se que os alunos estão prontos para a multimídia, só
precisam de oportunidade de expor esta capacidade.
Por fim, compreendo que o currículo é
um documento que visa estabelecer conteúdos básicos e experiência necessárias a
serem abordadas no ambiente escolar, mas, mais do que isso, o currículo é um
documento formal, ou seja, não abrange vários aspectos informais (e não menos
importantes e necessários) que contribuem para a formação dos indivíduos.
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