Sejam bem vindos ao blog da Professora de História - Mírian

domingo, 3 de junho de 2012

Atividade 3.5


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo



 No projeto que desenvolvemos, foi trabalhado o conteúdo da disciplina Ciências, trabalhamos em cima dos conceitos, atitudes e procedimentos pertinentes ao currículo de cada série. Utilizamos também os conteúdos ligados às tecnologias, que não faz parte do currículo. Penso que isso acontece porque as novas tecnologias ainda estão se inserindo no ambiente escolar, um número considerável de profissionais da educação sequer tem noções básicas sobre estas, o que as leva a um segundo plano. Mas apesar dessa resistência as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação. Aí fica a critério do professor, se usa ou não esta ferramenta como um instrumento de trabalho.
           Desta vez os alunos tiveram a oportunidade de fazerem várias pesquisas na Internet como: Pesquisa das Experiências a serem apresentadas, das escolhas da frase do mural de cada turma, sobre os temas abordados de cada turma, de frases e imagens para a camiseta, também fizeram a Confecção de: convites, cartazes para divulgação da Feira e cartão de recepção, além de várias outras atividades online.
           Vale ressaltar que as atividades deixaram os alunos bastante eufóricos e entusiasmados. Observa-se que os alunos estão prontos para a multimídia, só precisam de oportunidade de expor esta capacidade.
        Por fim, compreendo que o currículo é um documento que visa estabelecer conteúdos básicos e experiência necessárias a serem abordadas no ambiente escolar, mas, mais do que isso, o currículo é um documento formal, ou seja, não abrange vários aspectos informais (e não menos importantes e necessários) que contribuem para a formação dos indivíduos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário