Sejam bem vindos ao blog da Professora de História - Mírian

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Atividade 4.1


Conhecendo objetos em multimídia
Para Refletir


    O trabalho do professor Lucas com o bloco “O Passo” nos inspira especialmente no âmbito escolar, o trabalho utilizando a tecnologia. A informática tem mudado muito a forma de nos relacionarmos com o conhecimento. Desde que as novas tecnologias dos meios de comunicação foram incluídas no sistema educativo nas escolas, as mesmas se converteram em uma alternativa não só para incrementar os materiais e ferramentas já existentes, mas também para melhorar a qualidade de ensino, através de diferentes atividades que permitam a interação entre alunos e professores. Esse trabalho do professor é muito interessante, ele nos dá ideias para trabalharmos em sala de aula, pois ele idealizou seu projeto pelas dificuldades encontradas ao trabalhar em sua área que é educação musical. Ele sentiu a necessidade de fazer com que seus alunos pudessem aprender as coisas mais complexas, na sua visão, como ritmo e som começando com as coisas mais simples, que nesse caso seria a palma e a voz, o que conseguiu com sucesso. No seu trabalho houve um envolvimento de pessoas diferentes, de áreas diferentes fazendo assim uma conexão corpo, mente e indivíduos. Trabalhando com nossos alunos, também podemos criar formas de aprendizagem que visem um progresso contínuo. A princípio podemos, assim como o Profº Lucas, identificar as dificuldades dos nossos alunos e a partir daí então construir conhecimento a partir do que eles sabem e do que são capazes de fazer, utilizando os recursos das novas tecnologias. Sabemos que cada aluno, tem experiências e conhecimentos diferentes no que se refere as tecnologias, existe uma diversidade de estágios. Mas ao trabalharmos como grupo, há a possibilidade de trocas de experiências que é muito oportuno para o aprendizado deles, isso deve ser levado em consideração ao elaborarmos nossas estratégias, na elaboração de projetos assim como fez o professor Lucas que obteve bons resultados.
   O computador é considerado como um dos avanços da tecnologia mais importante do milênio e é também uma ferramenta de trabalho que hoje em dia tem maior acessibilidade nas escolas. Com ajuda dos computadores os alunos podem participar de atividades que necessitam da interação de todos. O computador auxilia o aluno em várias situações, ele possibilita a visualização de CDs multimídias, livros interativos, construção de textos em editores por meio de diversos softwares educativos direcionados ao apoio no processo de alfabetização, entre muitas outras. O uso da tecnologia na educação tem como objetivo buscar a promoção da aprendizagem e desenvolver habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento.
   Está comprovado que na realização de atividades, os alunos codificam a informação segundo as experiências que tem cada um como indivíduo, claro que se deve tomar em conta, a base que o professor dá para chegar a um determinado objetivo na hora de fazer uma atividade, mas também se deve ressaltar que ao momento da troca de ideias e opiniões entre os alunos após uma atividade, pode até resultar enriquecedora a divergência de opiniões e experiências para o aprendizado de determinado assunto.
  É possível que a turma possa obter a mesma informação teórica oferecida pelo professor, mas no momento de codificar a informação pode variar, já que o aluno como individuo pode dar mais relevância a determinadas partes da informação, que o resto dos alunos. O mesmo acontece quando se trata de atividades nas quais o aluno tem que interagir com outros alunos da sala.
        O vídeo a seguir é uma reflexão sobre o uso das tecnologias na educação:

Estamos preparados?

                

domingo, 17 de junho de 2012

Atividade 4.3


Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.



Ao ler e analisar o texto de Silvio P Costa - "Mídia -Educação no contexto escolar",percebemos que o autor faz uma crítica aos professores das Escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, não notando estar havendo maior preocupação dos educadores em relação a promover ou estimular os educando ao uso crítico e criativo dos recursos tecnológicos existentes na escola.
O autor destaca, ainda, sobre a importância de a escola ter que se adequar a uma gama de recursos midiáticos, existentes nos espaços extra-escolas e que também são utilizados por alunos e professores.
Mas, o que nos chamou mais atenção, quanto ao uso das tecnologias, é que mesmo diante da infinidade de material midiático, ainda prevalecem barreiras, principalmente nas escolas públicas, onde há a necessidade de suporte e incentivo, no que diz respeito a cursos de capacitação de tecnologias na educação para o professor utilizar tais recursos, com mais segurança, quebrando definitivamente a barreira do medo e da segurança.
     Portanto, faz-se necessário destacar sobre a importância das tecnologias, como ferramentas de criação, uma vez que irá permitir aos alunos e professores, o desenvolvimento de seus trabalhos, como por exemplo, apresentações de slide, rádio escola, pesquisas em Internet, tendo em vista que a utilização de tais ferramentas auxiliará na divulgação e comunicação, além de haver uma maior interação entre as escolas, constituindo-se num verdadeiro intercâmbio de saberes.
     Como professoras, percebemos um certo avanço na questão da utilização dos recursos.Vemos  a importância dos  planejamentos de aulas utilizando por exemplo a Internet, a TV, o som, computadores,  etc..,porém, ainda se tem a necessidade de melhores avanços, pois as vezes nós como profissionais ainda temos várias dificuldades em lidar com tais meios.
    O grande destaque nesta 'nova fase' da educação, é o fato de todos estarem procurando se qualificar nós procuramos dar aulas diferenciadas com data show, mostrando pontos de destaque da matéria estudada, buscando incentivar os alunos a prosseguir os estudos em casa,pois o conhecimento é uma busca inacabada de aprendizados que podem se ampliar cada vez mais...

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."              Jean Piaget








sábado, 16 de junho de 2012

Atividade 4.2

Recursos Educacionais


Vários recursos educacionais (objetos de aprendizagem) multimídias estão disponíveis gratuitamente na internet para uso do professor. Estão listados alguns recursos para as disciplinas de História, Ciências e Português. Sites como Portal do Professor, Domínio Público, TV Escola e Rived oferecem recursos para aprimorar o processo da educação.


Cidades históricas mineiras




Episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola. Relata a formação das cidades históricas de Minas Gerais e sobre a cultura local. Apresenta aspectos característicos da formação das cidades históricas de Minas Gerais, e demonstra a necessidade de preservação da arquitetura colonial, da arte Sacra e Barroca.




Escravidão




Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-colônia na TV, exibido pela TV Escola. Retrata a escravidão no Brasil, mostra a negociação com líderes africanos, a exploração dos negros, a incorporação da cultura africana e a formação de quilombos.



Índios 



Episódio do programa Índios no Brasil, da TV Escola. Mostra a visão e o conhecimento da sociedade em relação aos índios no Brasil. Apresenta também os índios Yanomami, Kaxinowá, Ashaninka, Kaingang, Maxacali, Baniwa e Pankararu.



2° Guerra Mundial



O áudio trata da problemática envolvida com as evoluções tecnológicas que surgem a cada momento, tranzendo benéficios e também males para a sociedade. E ilustra como exemplo a segunda guerra mundial por meio da canção Rosa de Hiroshima, interpretada por Ney Matogrosso.

http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2076.html


Juscelino Kubitschek



 Apresenta vídeo produzido pela TV Câmara sobre a vida de Juscelino Kubitschek. Juscelino foi eleito presidente num clima de tensão e iniciou o plano de metas, cujo lema era "50 anos em 5", e que necessitou de recursos estrangeiros para ser realizado. Outro grande feito do governo JK foi a construção de Brasília, que se tornou a nova capital do país. Logo depois do início da ditadura, JK foi cassado, perdeu o mandato de senador e se exilou na Europa.



.Água



A simulação demonstra, de maneira interativa, o ciclo hidrológico e os estados físicos da água.



Coração 



Áudio do acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Na Onda da Vida Especial, dividido em quatro blocos. Convidados:o professor Marco Antônio Peliky Fontes, do Laboratório de Hipertensão do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, e o engenheiro de software Nilton Oliveira.Discute sobre o coração e as tecnologias usadas para melhor funcionamento deste órgão.



Fases da lua 




É tudo um jogo de luz e sombra. O sistema Sol, Terra, Lua oferece belos espetáculos para nós, felizardos espectadores. Mas o que parece simples tem muitos detalhes que o programa esclarece.




Pontuação





Vídeo do programa Mais Educação que apresenta as regras para utilização de sinais de pontuação de uma forma dinâmica e objetiva. Faz uso de exemplos e analogias.



Carlos Drummond de Andrade


O documentário é um convite aos professores e alunos para se debruçarem nos escritos de Drummond, a fim de descobrir o prazer de se ler poesia e trazer a literatura para o dia a dia.






domingo, 3 de junho de 2012

Atividade 3.5


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo



 No projeto que desenvolvemos, foi trabalhado o conteúdo da disciplina Ciências, trabalhamos em cima dos conceitos, atitudes e procedimentos pertinentes ao currículo de cada série. Utilizamos também os conteúdos ligados às tecnologias, que não faz parte do currículo. Penso que isso acontece porque as novas tecnologias ainda estão se inserindo no ambiente escolar, um número considerável de profissionais da educação sequer tem noções básicas sobre estas, o que as leva a um segundo plano. Mas apesar dessa resistência as pressões pelas mudanças são cada vez mais fortes. As redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação. Aí fica a critério do professor, se usa ou não esta ferramenta como um instrumento de trabalho.
           Desta vez os alunos tiveram a oportunidade de fazerem várias pesquisas na Internet como: Pesquisa das Experiências a serem apresentadas, das escolhas da frase do mural de cada turma, sobre os temas abordados de cada turma, de frases e imagens para a camiseta, também fizeram a Confecção de: convites, cartazes para divulgação da Feira e cartão de recepção, além de várias outras atividades online.
           Vale ressaltar que as atividades deixaram os alunos bastante eufóricos e entusiasmados. Observa-se que os alunos estão prontos para a multimídia, só precisam de oportunidade de expor esta capacidade.
        Por fim, compreendo que o currículo é um documento que visa estabelecer conteúdos básicos e experiência necessárias a serem abordadas no ambiente escolar, mas, mais do que isso, o currículo é um documento formal, ou seja, não abrange vários aspectos informais (e não menos importantes e necessários) que contribuem para a formação dos indivíduos.




Atividade 3.4


Plano de Aula
Alimentação saudável


   Introdução:
   A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
   O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações autoimunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao consequente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.



Objetivos:
1)Reconhecer características de cada grupo de alimentos: gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
2) Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
3) Levar os alunos a conhecer seus próprios hábitos alimentares.
4) Compreender a importância de uma alimentação saudável e os distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia.  Desenvolver consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.


Duração:
3 aulas


Recursos:
Texto impresso, livro didático, caderno, lápis, caneta,  quadro, giz, computador, pen drive, cartolinas, data show, imagens.


Metodologia
   Iniciar o tema listando com os alunos os alimentos que comem normalmente, discutir com eles o que gostam e o que não gostam de comer. Mostrar imagens de alimentos variados, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, leite, e perguntar o que comem, o que não comem e o que nunca experimentaram. Discutir o assunto com a classe. Apresentar a pirâmide alimentar e relatar a importância de uma alimentação saudável, explicação de cada parte da pirâmide. Exemplificar alimentos que podem e devem estar na alimentação diária. Explicar que deve ser evitado e principalmente como as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol têm vitimado as pessoas, mesmo ainda jovens. Explicar os distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia com imagens no data show.

Apresentação de vídeos do Yootube:







Avaliação:
Será avaliada a participação, o interesse dos alunos e a realização das atividades:
* Montar uma pirâmide de alimento.
* Criar um livro de receitas saudáveis.
*Degustação de uma salada de frutas.










Atividade 3.3


II Feira de Ciências
       EMMBC“Não se pode esperar resultados diferentes fazendo as coisas da mesma forma,mude…”
 

  Albert Einstein




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atividade 3.2

Contextualizando a mudança - da teoria a prática




    Prender a atenção dos estudantes, que estão cada vez mais conectados, não é tarefa fácil para os educadores.é preciso aliar tecnologia a sala de aula.O uso  de recuros tecnológicos aproxima dos temas e serve de estímulo para o estudo.
  A ação palenjada para as turmas do 6° ano A e B usou vídeos do Yootube e slides sobre a pré-história.Livros exigem leitura profunda, resistência intelectual, os vídeos tornam a aula mais divertida e prezerosa.
   No primeiro momento o objetivo foi estimular a participação ativa dos alunos, a reflexão de valores e  a valorização individual.

Vídeos apresentados:

 *Vídeo "Paradise do Coldplay".Ele conta a história de um elefante do zoológico de Londres em busca de sua família na África.Ele enfrenta todas as adversidades sem desistir dos seus objetivos.

*Vídeo  "Hipopotámo e elefante".Cada pessoa tem um dom e todos são necessários.

*Vídeo "O susto de carro". Reflexão sobre as surpresas e obstáculos que surgem no meio da caminhada.

 

O tema apresentado foi a Pré-História, vídeos do Yootube usados:

 *A descoberta do fogo

*Tempo das cavernas

*Uhug na Serra da Capivara

Complementação com slides de pinturas rupestres,sítios arqueológicos do Brasil e vestígios encontrados.Os alunos foram avaliados com um trabalho interpretativo.

   A ação abrengeu três aulas.A adaptação exigida foi em relação ao tempo.A ação ocasionou a reestruturação do tempo previsto.Novas ideias foram surgindo no momento da elaboração da proposta, pois o contato com o Yootube ofereceu várias possiblidades e um material bastante amplo para ser selecionado.
   Os alunos compreenderam o processo de transformação da natureza e do modo de vida, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e do  homem, além de abrir transformações no horizonte da nossa própria sociedade.O contato com grupos socias, que viveram em espaços e tempos diferentes, auxilia no sentido de aprender que as formas de produzir sobrevivência variam nos diferentes momentos da História.

sábado, 5 de maio de 2012

Interessante vídeo sobre a necessidade de rever as práticas pedagógicas.


Atividade 2.8


Execução do planejamento:
execução, observação e registro:
Na elaboração e execução do projeto, tivemos a oportunidade de observar o envolvimento dos alunos nesta atividade, desde o momento em que foi proposto até a apresentação final dos textos criados pelos alunos. Nossos alunos conhecem um pouco sobre informática, quem não sabia deu suporte ao outro,na produção da escrita cada eles tem muito mais facilidade sendo de dupla, então percebemos que vale a pena propor aos nossos alunos atividades diferenciadas, pois todos tem essa capacidade de interar do assunto e até mesmo trocar experiências com seus colegas........


sábado, 21 de abril de 2012